quinta-feira, 15 de setembro de 2016

No complexo mundo do trabalho

O mundo do trabalho passa por constantes transformações, processos inovadores surgem a todo instante, novas tecnologias, novos desafios, Consequentemente, as pessoas também mudam e nascem novos talentos.

E você, considera que tem competências e habilidades para enfrentar todas as mudanças?

As mudanças



Um gestor deve entender que os processos mudam, o ambiente organizacional sofre alterações internas e externas. Consequentemente, as pessoas também passam por processos de mudanças, aprendem, se capacitam, são influenciadas pelo ambiente (interno e externo), possuem autoestima, vislumbram seus objetivos e são motivadas em função de cada momento, situação, ou realidade que as envolvem.


Assim, podemos entender que a cultura organizacional e as pessoas sofrem um processo de amadurecimento, de adaptação e isto, pode e deve estar voltado ao sucesso das organizações e das pessoas, o que chamamos de objetivos organizacionais numa linguagem mais atual.

A arte de administrar

Sabemos que o gestor deve desenvolver habilidades e competências pautadas na eficiência e na eficácia, é verdade. Mas, deve estar atento aos resultados. Deve primeiramente conhecer o seu metiê, aguçar o “feeling” em relação ao universo que o cerca, e lapidar fatores como: capacitação continuada, visão abrangente com foco no futuro (estratégia de planejamento), motivar e estimular sempre a sua equipe com elogios - quando merecidos -, aceitar ideias, promover a interação e a comunicação simples, objetiva e limpa, com toda a equipe. Deve ser paciente (não com demasia) e equilibrado, mostrar disciplina (lembrar que os exemplos são importantes), ser justo e humilde.

Deve querer o bem das pessoas, tratando-as como gostam de ser tratadas. Conquistar as pessoas, mas, não com a intimidação. Ser e estar presente e saber ouvir. Administrar com sabedoria e simplicidade. Ser verdadeiro.

Revérbero do magnetismo

Ao contrário do que muito gestor pensa e pratica, lembre-se que, quanto maior o número de talentos na sua equipe, você estará - concomitantemente - se valorizando, crescendo e solidificando sua posição perante a organização, com competência e os pés no chão. Certamente irá reverberar todo magnetismo positivo dessa condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário